top of page
Conferência de imprensa
Entrada do corredor
Empresas devem construir uma resiliência estratégica ao invés de esperarem por estabilidade para tomar decisões. "O problema não é a instabilidade política, é a dependência das empresas em relação ao Estado", considera Rita Maria Nunes, da TAB Portugal.
A indústria portuguesa prefere esperar para ver o que Donald Trump fará ao certo a partir de janeiro do próximo ano, quando voltar a tomar posse como Presidente do EUA, mas o regresso do republicano à Casa Branca está a deixar inquietos os principais setores exportadores nacionais, que temem sobretudo a concretização da ameaça feita em campanha de aplicar uma tarifa aduaneira universal de 10% a 20% sobre todas as importações, incluindo de produtos com origem na União Europeia, com o objetivo de proteger as fábricas norte-americanas.
O Dia da Mulher devia ser um momento de celebração. Mas, para muitas mulheres em cargos de liderança, é também um lembrete de todas as barreiras invisíveis que ainda existem. Enquanto se fala de progresso, as mulheres líderes continuam a enfrentar desafios que os homens simplesmente não experienciam.
Rita Maria Nunes, Country Manager da The Alternative Board (TAB) em Portugal, sublinha o impacto desta situação no tecido empresarial nacional e salienta a falta de visão estratégica. Aponta ainda que o "país funciona em ciclos curtos, de governações intermitentes, sem tempo para executar reformas estruturais".
Num mercado cada vez mais implacável e competitivo, a utilização de KPI’s – Indicadores-Chave de Desempenho – tem-se revelado não só uma necessidade estratégica, mas uma verdadeira condenação à mentalidade obsoleta que muitas PME ainda adotam. Empresário, chegou a hora de abrires os olhos!
Quantas vezes a sua empresa se assemelha mais a uma fonte de dores de cabeça do que a um empreendimento de sucesso? Se sente que a sua empresa consome a sua energia diária tenho um convite: em 2025 vamos mudar essa narrativa. Vamos transformar a empresa numa fonte de vidas e deixar de lado os problemas.

Na IMPRENSA, Com Propósito!

Nesta secção podes ver as reportagens, entrevistas, artigos de opinião e conteúdos especiais nos quais fui convidada a intervir.

bottom of page